CREPOP
Histórico
Conselheira Responsável:
Izolda de Araújo Dias (CRP-15/0148)
Técnico Responsável:
Eduardo Augusto de Almeida (CRP-15/2068)


Conheça mais o CREPOP Alagoas

http://www.crp15.org.br/conteudo_det.php?nid=279

e-mail: crepop@crp15.org.br

Princípios

Concebido como resultado de um processo coletivo e democrático, o Centro de Referência Técnica em Psicologia e Políticas Públicas (CREPOP) é um recurso do Sistema Conselhos e que foi desenvolvido para dar conta de uma demanda da categoria. Como tal, o trabalho do CREPOP adota como fundamento, os preceitos internacionais dos Direitos Humanos; assim como defende, por meio de procedimentos e tecnologia desenvolvidos coletivamente, a participação direta dos diferentes atores sociais no exercício do Controle Social e na formulação das Políticas Públicas voltadas para o bem comum e para os interesses mais amplos da sociedade.

Finalidades

Este Centro surgiu para oferecer à Psicologia um novo olhar sobre os compromissos com as Políticas Públicas e com os Direitos Humanos. O CREPOP trás como principal propósito ampliar a atuação dos psicólogos e das psicólogas na esfera pública, expandindo a contribuição profissional da Psicologia para a sociedade brasileira e, consequentemente, colaborando para a promoção dos Direitos Humanos no país. Todas as ações do CREPOP caminham no sentido de dar referencias para a prática profissional, definindo diretrizes para os (as) psicólogos (as) do Brasil.

Como forma de estruturar seu propósito, o CREPOP definiu os seguintes objetivos:

Objetivo geral
Sistematizar e difundir os conhecimentos e as práticas psicológicas aplicados ao setor público estatal da prestação de serviços e do mercado profissional.

Objetivos específicos
Registrar a existência de competências acumuladas na profissão para o setor público estatal;
Identificar oportunidades estratégicas de participação da Psicologia na prestação de serviços no âmbito das Políticas Públicas, além das limitações tecnológicas presentes na atuação dos profissionais de Psicologia em Políticas Públicas;
Apresentar propostas de ação profissional que respondam a demandas identificadas;
Promover o desenvolvimento do conhecimento sobre Políticas Públicas no meio acadêmico e profissional da Psicologia;
Construir e disponibilizar referências técnicas para o exercício profissional no âmbito das Políticas Públicas, além da construção de Políticas Públicas humanizadas;
Fortalecer a compreensão da dimensão subjetiva presente nestas políticas.
Finalmente, trabalhamos a fim de promover a interlocução da Psicologia organizada com os espaços de formulação, gestão e execução em Políticas Públicas.

Em seus princípios e finalidades o CREPOP possui um sentido estratégico que combina a avaliação das necessidades da categoria, no sentido de sua empregabilidade, com a ampliação da cidadania na sociedade brasileira, na medida em que os (as) psicólogos (as) trabalham como mentores fundamentais do Estado democrático de direito.
Conselhos pelo Brasil
Curta o Facebook do CRP-15 Alagoas
2ª Mostra Nacional de Práticas em Psicologia - 20 a 22 de Setembro de 2012 - Anhembi / São Paulo-SP
III Encontro Regional Norte e Nordeste ABRAPSO – Vozes guerreiras bonitas que agregam - 01, 02 e 03 de Novembro de 2012 - Lar São Domingos - Maceió/Alagoas
Biblioteca Virtual
Pesquisa sobre atuação profissional de psicólogos(as) em políticas de idosos